Buscar
  • Jessica Santi

Os cinco aspectos do Bem Estar


Bem estar...

Afinal qual é a definição dessa palavra e o que ela influência em nosso dia a dia?

O bem estar engloba conceitos sobre saúde, qualidade de vida e aptidão física, essa ideia está presente no cotidiano de todos nós, na medida que buscamos uma relação sadia com o nosso ambiente, com as pessoas ao nosso redor, com a nossa psique e com o nosso corpo.

Essa percepção é diferente para cada indivíduo e depende das condições de saúde, dos relacionamentos interpessoais e dos riscos inerentes ao estilo de vida de cada pessoa.

Bem estar é o conforto diante da vida, é a concordância com o tipo de desafios e compensações que ela apresenta, é o estado de perfeita satisfação física e moral, é a harmonia entre os pensamentos e as ações de uma pessoa em relação a si mesma e a coletividade.

O professor e Doutor Markus Nahas criou o "Pentáculo do Bem Estar" e identificou 5 aspectos fundamentais do cotidiano que tornam percepções positivas.

Esse Pentáculo resume os compromissos que cada indivíduo deve assumir consigo mesmo, afim de se respeitar e se preservar.

Através de atitudes saudáveis que promove alto índices de saúde e prevenção de doenças.

Quais aspectos que compõe o "Pentáculo do Bem Estar"?


Atividade física

A atividade física é o movimento corporal humano que envolve um gasto energia superior ao gasto energético da situação de repouso. Quando o nível do movimento humano ultrapassa os patamares iniciais do corpo em repouso, intensificando-os, pode ser situada como atividade física (SABA, 2001).

Estudos demonstram que a prática regular de atividade física durante 90 a 120 minutos semanais também promove a melhora da composição corporal, a diminuição de dores articulares, o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização de glicose, a melhora do perfil lipídico, o aumento da capacidade aeróbia, a melhora de força e de flexibilidade, a diminuição da resistência vascular, diminuição da manifestação de certos tipos de câncer, entre outros. E, como benefícios psicossociais encontram-se o alívio da depressão, o aumento da autoconfiança, a melhora da auto-estima (GOLDBERG, 2001; FANCHI, 2005).


Nutrição

Para tornar-se ou manter-se saudável, o nosso corpo precisa de oferta adequada de alimentos saudáveis. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade. A alimentação pouco saudável e a falta de atividade física são, pois, as principais causas das doenças não transmissíveis mais importantes, como as cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e determinados tipos de câncer, e contribuem substancialmente para a carga mundial de morbidade, mortalidade e incapacidade. Outras doenças relacionadas com a má alimentação e a falta de atividade física, como a cárie dental e a osteoporose, são causas muito maiores de morbidade (OMS, 2004).

Uma alimentação correta aliada a atividades físicas regulares, diminui os riscos de obesidade e outras doenças crônicas.

A obesidade se não controlada associada ao sedentarismo acaba gerando uma situação de balanço energético positivo, que potencializa o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e diabetes.

Que tal tentar mudar pequenos hábitos?


Comportamentos preventivos

Faça exames periódicos de pressão arterial e os níveis de colesterol. Quando esses controles não são realizados, o individuo fica mais suscetível aos problemas cardiovasculares, podendo ocorrer um acidente e levá-lo até a morte.

Preste atenção na postura da sua coluna no seu dia a dia para evitar dores e possíveis desvios na coluna ao longo dos anos.


Relacionamentos

Melhorar a qualidade do relacionamento interpessoal, intrapessoal e o ambiente.

Procure estar ao lado de pessoas que te motivem, que sejam parceiras e o façam crescer. Melhore o seu autoconhecimento, conheço suas virtudes e também suas fraquezas. Melhore a comunicação com pessoas do seu ambiente tanto no trabalho como em casa e com amigos.


Controle do Stress

Nesse aspecto precisamos olhar para dentro de nós mesmos e perceber em quais situações nos sentimos mais pressionados e estressados. E a partir daí buscar atividades que façam você se sentir bem. Um dica bacana aqui é praticar a meditação, controlar a respiração e não deixar que o stress e o nervosismo prejudique a sua saúde.


#bemestar #saudemental #saudefisica #personaltrainer #jessicasanti #tatuape #zonaleste #treino #fitness #lifestyle #stress #prevencao #alimentacao #markusnahas #pentaculobemestar

© 2019 por JESSICA SANTI PERSONAL TRAINER. Desenvolvido por MarketingNinjas.App